sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O Primeiro e único Fantasma negro completa 80 anos

Hoje, dia 30 de novembro de 2007, o ator afro-americano que emprestou sua voz ao babuíno Rafiki em O Rei Leão em suas versões animadas nos Estados Unidos e também o primeiro e único ator negro a interpretar O Fantasma em The Phantom of the Opera em toda a história do musical completa 80 anos. Nascido na cidade de St.Louis, no estado de Missouri, nos EUA, no dia 30 de novembro de 1927, Guillaume se consagrou como um dos maiores atores não só afro-americanos mas também em toda a classe de sua profissão. Famoso nos anos 90 como o Hoke Holburn de "Conduzindo Miss Daisy", Guillaume foi um dos mais negativamente criticados Fantasmas da história. As críticas negativas nunca foram realmente esclarecidas, mas acredita-se que sua interpretação do personagem não tenha sido tão bem recebida. Guillaume substituiu diretamente o primeiro e lendário Fantasma, Michael Crawford, no musical no National Tour, em Los Angeles, nos EUA. Muitos ingressos foram devolvidos quando se foi noticiado de que Guillaume substituiria Crawford no papel em Los Angeles. Polêmico no papel, Guillaume mostrou ser competente como sempre, mas ter uma visão não muito apreciada pelo público do personagem do Fantasma. Sua temporada não foi das mais populares, não só em ralação à crítica, mas também em relação ao público. De qualquer forma, Guillaume foi um dos Fantasmas que mais marcou seu nome na história do maior musical de todos os tempos, The Phantom of the Opera.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Momento lembrança: Os 20 anos de Phantom em Londres

No dia 9 de outubro de 2006, no Her Majesty's Theatre, Londres-ING, o final do musical The Phantom of the Opera, no momento do Curtain Call, foi um pouco alterado do habitual. Chegava ao palco o genial mestre por trás do musical, Andrew Lloyd Webber, para contar, com emoção, a história do musical, o trabalho por trás dele e a sua dedicação quanto aquela que é considerada sua obra-prima, segudo de sua ex-mulher Sarah Brightman, a primeira Christine, igualmente emocionada. Ambos se juntaram a Earl Carpenter(o Fantasma do West End na época) e a Rachel Barrell( a Christine do West End na época) para partir o merecido bolo. No final, todo o elenco cantou um maravilhoso "Happy Birthday to you", seguido muito bem pelo tema principal do Fantasma, junto do estouro de fitas douradas por cima do público. Uma lembrança inesquecível para qualquer um dos presentes, e que ficou marcada para sempre na história do maior musical de todos os tempos, The Phantom of the Opera.
Assista a um vídeo amador da comemoração abaixo:

sábado, 17 de novembro de 2007

The Phantom of the Opera permanece como o maior musical da história da Broadway

Completando 20 anos ano que vem, The Phantom of the Opera permanece como o musical mais consagrado, assistido e com maior tempo em cartaz na história da Broadway. Atualmente, Howard Mcgillin e Jennifer Hope Wills dividem os papéis principais e seguem com boas críticas. McGillin, que já estava há um bom tempo no papel, e inclusive já dividiu o palco com Sandra Joseph, na minha opinião, uma das melhores "Christines" da história do musical, apresenta uma voz diferente, mas afinada. Hope Wills interpreta uma Christine com voz suave por todo o musical, e forte em Wishing you were somehow here again. Apesar da greve dos musicais, as críticas positivas permanecem de pé, em relação a seleção de todo o elenco, mas também ao padrão original das músicas, da história, e de todo o musical em si. O Majestic Theatre continua sendo um dos palcos mais adorados em relação a história de The Phantom of the Opera, e atrai milhares de turistas todos os anos, assim como o original, no Her Majesty's Theatre, no West End, em Londres. The Phantom of the Opera começou na Broadway com O Fantasma original, Michael Crawford, no papel principal, em 1988, dois anos após a estréia do musical no West End. Crawford permaneceu no papel no National Tour, em Los Angeles. O Majestic Theatre, até hoje, permanece como um lugar onde a magia do maior musical de Andrew Lloyd Webber acontece, assim como ao redor do mundo. Ano que vem, com 20 anos em cartaz, a Broadway continuará a apresentar com orgulho o seu maior musical, o maior musical de todos os tempos, The Phantom of the Opera.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Andrew Lloyd Webber: O Homem por trás do Fantasma

No maravilhoso dia 9 de Outubro de 1986, um homem de terno, no camarote do Her Majesty's Theatre, ouve com emoção o fruto do esforço e dedicação, seu e de seus assistentes. Ao final da apresentação, ele vai beijar sua mulher, a jovem Christine, Sarah Brightman, com quem já era casado há dois anos, e abraçar seu amigo, O Fantasma, Michael Crawford. Quem era esse homem? Tratava-se de Sir Andrew Lloyd Webber, ou Barão Lloyd-Webber, nascido em 22 de Março de 1948, o genial criador e compositor do musical The Phantom of the Opera e fundador do The Really Useful Group, o mais consagrado grupo especializado em musicais no mundo. Depois dos sucessos estrondosos de The Like of us (1965), Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat (1968, e tem um revival em cartaz atualmente), Jesus Christ Superstar (1970), Evita (1976), Cats (1981) e Starlight Express (1984), Andrew levou em 1986 ao palco do Her Majesty's Theatre, em Londres, e futuramente do mundo, sua obra-prima, o musical que ajudou a marcar ainda mais seu nome na história do teatro, The Phantom of the Opera. Ganhador de vários prêmios, a maioria por The Phantom, Webber continua consagrado até hoje, com 21 anos de Phantom e com outros quinze musicais em cartaz, tirando suas versões ao redor do mundo. A marca do gênio dos musicais permanece na história, em seus maravilhosos musicais Cats, Evita, Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat, entre outros, e, é claro, a sua maior obra e o maior musical de todos os tempos, The Phantom of the Opera.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Michael Crawford: A Primeira Voz do Fantasma

Em 1986, surgia The Phantom of the Opera pela primeira vez no Her Majesty's Theatre. Após as apresentações iniciais e a de alguns dos personagens principais, surgia misticamente, ao fundo de um espelho, O Fantasma da Ópera. Aquela figura misteriosa e ao mesmo tempo, assustadora, escondida atrás de uma majestosa máscara branca, marcaria pra sempre a história dos musicais, do teatro e do mundo. Mas, toda esta história começou naquele palco, no dia 9 de outubro de 1986, com Michael Patrick Dumbell-Smith, mais conhecido como Michael Crawford, no papel do Fantasma. Muitos o consideram o melhor, com sua voz diferente e inconfudível. Michael abriu caminho para os futuros Fantasmas, e deixou sua marca para sempre na história do musical. Michael Patrick Dumbell-Smith nasceu em 19 de Janeiro de 1942, em Salisbury, Wiltshire, um país na região Sul do Reino Unido. Ele começou a trabalhar com teatro na sua infância, mas, depois de terminar sua atuação na peça Barnum, Michael estrelou seu papel mais marcante, como O Fantasma em The Phantom of the Opera. Ele permaneceu no papel como o primeiro Fantasma na Broadway e no Tour Nacional dos EUA. Michael ganhou três prêmios em The Phantom of the Opera: um Tony Award como Melhor Ator em um Musical, um Drama Desk Award como Ator em destaque em um Musical e um Olivier Award como Melhor Ator em um Musical. Michael, atualmente com 62 anos, até hoje ainda é lembrado como o primeiro e um dos mais inesquecíveis Fantasmas na história do maior musical de todos os tempos, The Phantom of the Opera.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Az Operaház Fantomja

O Fantasma no musical. Clique para ir ao site oficial.

O Teatro de Madách, Budapeste é o primeiro teatro no mundo ganhar o direito de organizar sua própria versão independente ("não-réplica") de Andrew Lloyd Webber do musical The Phantom of the Opera. Este mesmo fato representa uma oportunidade excepcional e um esplêndido reconhecimento por Andrew Lloyd Webber do talento de Tamás Szirtes e seu colegas. Este extraordinário evento esteve pela primeira vez no palco em 30 de maio de 2003. Todos que assistiream à estréia de Az Operaház Fantomja ou qualquer dos desempenhos seguintes desfutarão desta obra-prima sem igual em uma interpretação totalmente nova, com desígnio de fase novo, fantasias e coreografia. Pelo que se pode ver nas imagens, existem muitas diferenças entre esta versão e a original. A primeira a se considerar são os figurinos. Nesta versão, por exemplo, o Fantasma possui cabelos longos, não uma peruca lisa e curta, penteada completamente para trás como no original. Christine não tem cabelos castanhos. Na verdade, o cabelo não é parte fundamental do figurino nesta versão, assim como a aparência física. "Christines" loiras, "Raouls" de vários tipos, e uma alternância frequente entre vários Fantasmas barítonos. As coreografias e efeitos, semelhantes mas com novas interpretações, também são algo a se considerar. The Phantom of the Opera (lá chamada, obviamente de Az Operaház Fantomja), por exemplo, mostra uma nova visão da cenografia, com um covil do Fantasma que se ergue do chão, assim como os candelabros durante a música. Apesar de tudo, o elenco parece muito competente (apesar das vozes de alguns Fantasmas não serem adequadas ao papel), e além de tudo, é uma bela adição à maravilhosa história do maior musical de todos os tempos, The Phantom of the Opera.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Behind the Mask: O antigo elenco de Toronto em um dos melhores video-clipes de The Phantom of the Opera

Um dos maiores achados da história da internet em relação a The Phantom of the Opera é o vídeo "Behind the Mask". Possivelmente realizado para veiculação em canais de TV canadenses, ele mostra a música The Phantom of the Opera, tema principal do musical, cantado por Colm Wilkinson (o primeiro ator a interpretar o Fantasma de Andrew Lloyd Webber) e Rebecca Caine, do elenco original de Toronto, Canadá. O clipe apresenta alternância entre vídeos da orquestra oficial tocando o tema, e outras cenas do musical, mas com os cantores cantando a música. O vídeo é realmente fantástico, e além de tudo Colm, na minha opinião, é um dos maiores Fantasmas da história do musical.

Veja o vídeo abaixo:

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Greve dos funcionários da Broadway suspende apresentações de The Phantom of the Opera

Os funcionários de teatros da Broadway entraram em greve. Neste sábado, a maioria dos teatros do bairro da Broadway ficaram de portas fechadas, quando os funcionários dos teatros entraram em greve contra os diretores e produtores. A greve pode ser temporária, ou durar até meses segundo os dois lados da negociação. Ela começou após negociações de três meses, em que os produtores querem mudar as condições de trabalho dos funcionários, em visão do tempo e quantidade de trabalhadores. Os produtores usam como argumento o pagamento de longos períodos aos funcionários sem atividade alguma. Aqueles que compraram ingressos serão reembolsados ou poderão trocá-los por outros. Mais de 25 espetáculos foram cancelados, entre eles, The Phantom of the Opera. Também figuram na lista Chicago, HairSpray, The Lion King, Mamma Mia!, entre outros. A associação dos teatros afirmou que a greve de funcionários, que tem trabalhado sem contrato desde julho, vai gerar perdas de cerca de US$ 17 milhões (R$ 29,6 milhões) por dia. Os grevistas estão carregando cartazes na frente dos grandes teatros, enquanto os espectadores se dizem frustrados. James Sanna, produtor de How The Grinch Stole Christmas, disse "isso dói muito", se msotrando muito entristecido com a greve em relação ao seu musical, que estreiou a pouco tempo.O prefeito de Nova York já tomou sua posição, pedindo a ambas as partes para resolverem suas diferenças rapidamente, e em nota disse que "apesar de esta ser uma questão privada de trabalho, o impacto econômico é público e será sentido muito além dos teatros fechados hoje". Cabe a nós torcer para que esta greve acabe rápido, para que mais pessoas possam assistir aos seus musicais favoritos e, é claro, ao maior musical de todos os tempos, The Phantom of the Opera.

domingo, 11 de novembro de 2007

The Phantom comemora aniversário e ganha prêmio ao mesmo tempo

A notícia não é tão atual, mas vale a pena relembrar um dia tão especial não só para o musical mas também para todos os fãs dele. No dia 9 de Outubro, The Phantom of the Opera comemorou 21 anos em cartaz no Her Majesty's Theatre. Conhecendo-o, não é tão difícil imaginar como tem permanecido tantos anos em cartaz e continue tão forte como nunca. A primeira apresentação do musical foi na casa de campo de Andrew Lloyd Webber em Sydmonton, no Canadá, na sua oficina, em 1985. O musical era estrelado por Colm Wilkinson como O Fantasma (papel que repetiu em Toronto, Canadá) e Sarah Brightman como Christine (papel no qual permaneceu nos originais de Londres e da Broadway). As letras eram de Charles Hart em trabalho conjunto com o próprio Webber, e eram bem diferentes de como são hoje (as letras de "The Phantom of the Opera" e "The Music of the Night", por exemplo, enquanto "Think of Me" chamava-se "What time has done to me"), além das concepções visuais e de outros fatores que fazem parte do musical. Webber, então, chamou seu amigo de outras produções, Richard Stilgoe, para aperfeiçoar as letras de Hart. E, em 9 de Outubro de 1986, o musical estreiou no Her Majesty's Theatre como o conhecemos hoje, com o eterno Michael Crawford como O Fantasma e Sarah Brightman como Christine Daaé. Desde então, The Phantom teve versões em vários países (inclusive uma brasileira), e foi assistido por milhões de pessoas ao redor do mundo. Além da comemoração, recentemente foi recebido por Ramin Karimloo o prêmio de número musical favorito na opinião do público por The Music of the Night, pelo Lastminute.com. Na foto acima, Ramin exibe o prêmio em seu camarim.

Abaixo, veja um pequeno vídeo de Colm Wilkinson cantando The Music of the Night em Sydmonton, 1985:

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Phantom: The Las Vegas Spectacular! recebe cada vez mais críticas positivas

Logo do musical. Clique para ir ao site oficial.

Phantom: The Las Vegas Spectacular, a mais nova versão do musical de Andrew Lloyd Webber, tem recebido muitas críticas positivas até agora. Há menos de um ano, o musical vem encantando milhares de pessoas, assim como o original. "Phantom" conta com a mesma história, música, direção, coreografias e conteúdo do musical original. Só que com uma adaptação (as cenas de "your hand at the level of your eyes", por exemplo, foram eliminadas) que fez o musical ter 95 minutos de duração, e novos efeitos especiais e roteiro, esta versão é realmente uma elaborada noite de suspense, romance, música e fantasia, que fazem com que Phantom: The Las Vegas Spectacular tão encantador quanto o original. Além disso, o elenco maravilhoso composto por Anthony Crivello e Brent Barrett como O Fantasma, Kristen Hertzenberg e Kristi Holden como Christine Daaé e Ryan Silverman como Raoul, Vicomte de Chagney se adere perfeitamente a cada papel. Como definida pelo Los Angeles Times, "uma experiência que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar, apenas em Vegas". Assim como a The Phantom of the Opera original, Phantom: The Las Vegas Spectacular é um musical sem igual, seguindo à risca as músicas e idéias do genial Andrew Lloyd Webber, que faz dela uma íncrivel experiência para qualquer pessoa.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Ingressos para crianças grátis em The Phantom e outras peças da Broadway


Várias peças da Broadway (incluindo The Phantom of the Opera) e Off-Broadway estão na promoção "Kids' Night on Broadway", onde quando se é comprado um ingresso integral, ganha-se inteiramente grátis um ingresso infanto-juvenil, que é válido para crianças de 6 anos a jovens de 18. As vendas de ingressos começaram no dia 4 de novembro e seguem em diante, valendo para performances dos dias 5, 6, 12 e 13 de fevereiro de 2008. Os ingressos podem ser comprados aqui. Além de The Phantom of the Opera, também estão na promoção Avenue Q, Chicago, A Chorus Line, The Color Purple, Come back, little sheba, Curtains, Disney's The Little Mermaid, The Drowsy Chaperone, The Farnsworth Invention, Grease, Hairspray, Is He Dead?, Legally Blonde: The Musical, The Lion King, Mamma Mia!, Mary Poppins, Monty Python's Spamalot, Rent, Spring Awakening, Wicked, Xanadu, Young Frankenstein, Altar Boyz e The Fantasticks. Atualmente, quem interpreta o Fantasma na Broadway é o ator Howard McGillin, que estava como Fantasma na comemoração das 7000 apresentações na Broadway. Eu acho a voz dele, digamos, diferente. Mas ainda assim, sempre vale a pena assistir ao maior musical de todos os tempos. Se você for privilegiado para ter essa oportunidade, não deixe de ir e se encantar com a obra-prima de Andrew Lloyd Webber.

E não é que o Ramin é bom?!

Ramin Karimloo, e ao lado, ele como O Fantasma.

No início, eu estava inseguro sobre o futuro de The Phantom em Londres. Para mim, Earl Carpenter era fantástico e Katie Knight-Adams era uma boa Christine. Quando soube que Earl seria substituído pelo Fantasma "reserva", Ramin Karimloo, o mais jovem Fantasma de todos os tempos, com 28 anos de idade, cheguei a ficar assustado, e comecei a temer pelo futuro da produção, como muitos outros. Mas, meus temores se acabaram quando assisti a um vídeo que mostrava Ramin e a nova Christine, Robyn North, dando uma entrevista no The Alan Titchmarsh show, seguido de Ramin cantando The Music of the Night. Eu gostei muito, achei que ele tem uma voz ponderada e que é uma boa aquisição ao elenco de Londres. Com isto, estou muito satisfeito com o elenco que a produção londrina nos proporciona.

Veja o vídeo abaixo:

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Bailarinas de The Phantom of the Opera em Calendário de 2008

Em 2008 será lançado o calendário “The Adventures of the Phantom Ballerinas” ("as aventuras das bailarinas de O Fantasma", em bom português). Ele apresenta as atrizes que interpretam atualmente as bailarinas do corpo de dança do musical na Broadway (Harriet Clark, Kara Klein, Gianna Loungway, Mabel Modrono, Carly Blake Sebouhian, Jessica Radetsky e Dianna Warren) além da participação das atuais Meg Giry (Heather McFadden) e Madame Giry (Marilyn Caskey) em participações muito especiais. Quem não mora nos EUA e quer adquirir este maravilhoso calendário, pode comprar pela Loja Online da Broadway Cares.
Veja abaixo algumas das belas fotos:




Uma produção "Phantástica"!

Logo original do Musical. Clique para ir ao site oficial
Sim. Neste ano, o musical mais famoso de Andrew Lloyd Webber, The Phantom of the Opera (aqui conhecido como O Fantasma da Ópera), inspirado na clássica obra-prima literária de Gaston Leurox, comemora 21 anos de existência, e obviamente, em cartaz em Londres-ING. Ano que vem, a produção completa 20 anos na Broadway, e permanece em seu lugar de músical de mais longa duração da história da Broadway. Mas o que faz deste musical o que ele é. Aqui neste simples blog, você descobrirá. Lembrando: este blog é feito meramente em homenagem ao fantástico musical de Andrew Lloyd Webber, e não é oficial. Todos os direitos autorais sobre o musical pertencem a Andrew Lloyd Webber e ao Really Useful Group.